Poiesis

Poiesis
Poiesis
Gustavo Dourado
————————————————————————————————————————
Sint@xe-se

Um sujeito com posto, cheio de predicado(s),
Decompõe-se oculto, simples, (in) determinado.
Insubordanado, às vezes, subordina-se à oração principal.
Alterna-se ás, sindético, à ética coordenada.
Aposto, pobre, a gente da passiva, evoca ativo
Objeto pré posicionado pra lá de (in) direto.
Lembre-se, de mim, não esqueça, (a) fixe-se na ênclise…
Criar-se-á oblíqua mesóclise, se sufixo me colocar.
Se pré fixar o pronome, proclítico se, tornar-se-á…
Dá-se um jeito à oração sem sujeito: suplementa-se…

Verbo-nominal complementa-se, sexpletiva adjunta-se .
Reduz-se ápora, ad verbial, sub des envolve-se restritiva,
In (transitiva), (in) exis tente:  phenômenica, circunstancial.
Impessoal, o verbo venta,  defectivo,  relampeja, etc e tal.

Ah! bem, pessoal, meu bem, sem espanto,
A gente se beija, com encanto, nus, entre tanto(s)…
————————————————————————————————————————
De.Cor.@ção

Meu coração pulsa ao vê-la
Re.mexe, Explode,
Des.man.tela…Implode
Meu cor.ação por ti… gela

SoVocê  mecar.come
T@ntropoafaga-me
Dilacera minha home
Perto de ti… sou multifeera,
Tresloucado LouBichomem
Meuoniverso, cor.ação!
Não tem pátria, nem nome!

TentaAtenta-me  ao
Ao ZenTantra de Mulheros
Gata.Cama-Sutra Orgasmil
AmOrgasmel – e – Flor de Eros…
————————————————————————————————————————
Figur@tiva

Pensamento constrói-se com palavras:
Sons, sintagmas, polissemas, imagens…
Silêncio…linguagens, problemas, soluções.

Alitera-se, repete-se, compara-se.
O termo na elipse se omite:
Conectivos se perdem no eclipse…

A frase na anáfora pede bis:
Contrapõe significativa metáfora.
Zeugmático o vocábulo se suprime…

Eufemismo anacoluta-se polissíndeto
Metonímia assíndeta pleonasma-se:
Onomatopéias em zumzoomzuns…

Perifraseio prosopopéica antítese
Pelo todo, a parte…singular pluralidade:
Na sinédoque, reduzi aquela cri$e…

Coincidência de vogais, tanta ironia;
Consoante fiquei com assonância:
Ao falar com madame Antonomásia…

Tentei me desviar da catacrese
Exagerei nas doses de hipérbole:
Dr. Hipérbato prescreveu-me uma silepse…

————————————————————————————————————————
O POETA
Gustavo Dourado

O Poeta é a voz da divindade:
Luminarte transeterno pluriverso…
O poeta é Pulsar que flore versos…

Tempoeta poetisa-a-poiesis, voa:
Demiurge a setessência da antítese
Sexegeta alquimista da mimese…

Taumaturgo da pa…lavra o verbo
Reverbera a magia da mensagem:
O poeta é um deus em Pessoa:
Borboletra que faz multiviagem
Constelarva infinitantra do sonho:
Nuniversa a sua própria imagem…
————————————————————————————————————————

Sinergia…
 

Haverá coincidência?
Desperte d(a) in cons ciência…
Situe-se no Uni Verso…

Ligue-se na acontessência
Des.controle a situação
Saiba o verso e reverso …

Proporção…necessidade
Disputa de energias
Controle de situações
Consciência do Ir… real

Saiba:
Sentir a Mãe-Natureza
Reviver a Infância
Conhecer o passado
Ligar-se no Cosmos…

Perceber o significado
Estar alerta e sonhar
Energizar-se na pureza …

Compartilhar a Energia
Evoluir na Sinergia
E nunca se viciar …

Desenvolver-se na Ética
Construir a própria Estética
Ser…Saber se Revelar…

Equilibrar-se na dança
Manter sempre a Esperança
No futuro se mirar…

Compreender o semelhante
Seguir firme…r.adiante
Trans.par e Ser…Siluminar…

Tags:

Uma resposta to “Poiesis”

  1. r4f4 Says:

    Inspirado… Boas letras… 🙂

Deixe um comentário